sábado, 22 de setembro de 2007

O Ministério da Saúde adverte

Preciso escrever alguma coisa. Qualquer coisa, mesmo que besta. Passei o dia de hoje inteiro debruçado sobre questões de metodologia de pesquisa em Psicologia, e por mais que eu ache o assunto interessante e importante para minha futura profissão, precisava dar um basta em todo trabalho e parar para descansar um pouco. Dei-me conta, de maneira muito brusca, que não comi nada substancial o dia inteiro, não escutei música, não fiz absolutamente nada além de estudar. E o engraçado é que só notei tudo isso após constatar que a qualidade do meu trabalho estava decaindo.

Fiquei surpreso com a minha determinação em terminar de responder todo o questionário da prova. Não muito tempo atrás daria prioridade máxima para qualquer coisa fora os estudos (como descongelar o freezer da geladeira, por exemplo). Mas hoje fui para o extremo oposto, e esqueci de comer. Sim, esqueci de satisfazer uma necessidade fisiológica básica! Que determinação doentia apossou-se de mim?

Decidi então fazer alguma coisa para comer, descançar, cair um pouco em estado de ócio criativo. Ficar algum tempo sem fazer nada objetivamente útil é muito importante para a saúde física e mental de qualquer um. Só depois de ter tomado essa decisão meu mundo parece mais leve. Fico até em dúvida sobre o que fazer: Ler um livro? Tenho vários na lista do "Por Ler". Olhar algum filme? Também tenho muitos desses aqui em casa. Decidi primeiro escrever alguma coisa para o blog, que precisava ser atualizado, afinal ficamos quase 4 dias sem atualizações até o Rainmaker se coçar e por alguma coisa.

Em todo caso, o post desta vez vai ser curtinho (algo raro para meus padrões). Só vou dar um conselho para quem estiver lendo isto: lembrem-se da Pirâmide de Maslow.

Agora, dá licença que eu tenho que descansar.

Coisas que aprendi na faculdade (Parte 38)

Lembre-se sempre de comer. Não deixe a faculdade interferir em sua alimentação.