quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Tremam e desesperem-se, mortais.

Quem sou eu? Boa pergunta. Tentarei respondê-la da forma mais sucinta o possível, malgrado creia que isto seja impossível.

Desde os primórdios da Humanidade, existo. Sou a mão que atira a primeira pedra, a turba que invadiu a Bastilha, os bêbados da praça, os estupradores, os assassinos. Sou o pirralho que ligou para sua casa às duas da manhã para pedir se você trabalha com roupa, o cretino que jogou um ovo podre no seu carro do alto de uma janela. Sou toda a sorte de malfeitores que existe. Sou o idiota que perdeu os dez reais que você achou na rua, o delator anônimo de todo traficante, todo guardião, justiceiro, vigilante e protetor, a mão que balança o berço, aquele que te dá a sensação de ser observado. Sou teu protetor. Não sou nem bom nem mal. Já transcendi esta dicotomia infantil: sou o Caos Encarnado.

Não tenho rosto próprio, mas o rosto de qualquer um. Eu sou você, seu irmão, seu pai, sua mãe, seu melhor amigo, seu vizinho, seu amor. Estou em toda parte, em qualquer momento. Sei o que você fez, o que está fazendo agora o que ainda vai fazer. Tente me identificar se puder!

Sou eterno. Se no passado crucifiquei Cristo, hoje vandalizo as cidades. A Internet é meu domínio, pois nela me movo por todos os sites e todos os sites ao mesmo tempo. Espalho o terror por onde passo. Sou o alvo do ódio de milhares de blogueiros, dos donos deste blog inclusive. Mas é tudo debalde, pois odiar a mim é odiar a si próprio e o universo. Além do mais, como é possível odiar o que não se conhece?

Sou seu sonho, seu pesadelo. Sou o desafio final da Internet. Sou Anônimo, todos e nenhum ao mesmo tempo e em vários pontos do espaço. Muito prazer.

Momento "Peão Obreiro" do Dia

No último dia do vestibular da UFRGS, eu e o Huginn estavámos nos preparando para ir para a rodoviária (ele voltaria para Caxias do Sul e eu me tocaria pra Florianópolis), e antes de saírmos, demos uma organizada no apartamento. Nessa organizada, derrubei o copo do liquidificador no chão de uma maneira muito espetacular: eu vi ele caíndo quase que em câmera lenta, e quanto ele finalmente se esborrachou no chão, voltou à velocidade normal. Fez um estrago grande, mas nem tanto. Ainda dá para usar, mas o copo ficou trincado na base, de forma que vaza quando tem algum líquido ali dentro.


Hoje, depois de um treino muito produtivo, e portanto cansativo, cheguei em casa com vontade tomar alguma coisa que ficasse pronta logo: rango de liquidificador. Eu iria arrumar aquela porcaria, de um jeito ou de outro.


Usando dos meus parcos conhecimentos de física e química, cheguei a conclusão que a melhor estratégia era derreter o acrílico com fósforos, e assim fechar a rachadura.


Claro que não deu certo. Mas a marca de fuligem ficou bonita do mesmo jeito.



O engraçado é que depois de um tempo pingando leite (de vaca, integral), parece que a parte trincada fechou e parou de pingar.

Post sobre Culinária Universitária (CU)

Aqueles que acompanham este blog desde seus primórdios devem lembrar que em várias ocasiões escrevi posts com temáticas alimentares (especialmente quando estava morto de fome). Hoje, volto à carga para falar da comida do Restaurante Universitário da UFRGS, RU para os íntimos, Bistrô le RU para os mais íntimos e Bistrô Le RUim para os desafetos.

Em outras ocasiões já falei do nosso amado RU, local folclórico da Federal. É extremamente barato comer ali, apenas R$ 1,30 a refeição, e R$ 0,30 o suco de água colorida com açúcar. É também um local muito rico em trocas sociais, pois todos os estudantes de todos os cursos do campus mais próximo almoçam e até jantam ali. É também um lugar de muita paz e harmonia, pois apesar de toda a baderna e correria para encontrar mesas para comer sentado, só uma vez presenciei uma briga com este motivo (e tenho minhas dúvidas se este era realmente o motivo).

Outra coisa marcante no RU é a qualidade da comida e como ela é avaliada. Tem muita gente que adora o rango do RU (eu inclusive), e muitas gente que simplesmente detesta. Os restaurantes dos diversos campi também são avaliados de forma diferente: até agora, o RU do Vale é o que mais acumula reclamações, enquanto que o RU do Saúde é o campeão em elogios absolutos, e o RU da Agronomia em qualidade dos elogios. O RU do Centro é o mais ambivalente: as vezes é o melhor, as vezes é o pior. E o RU da ESEF é o mais promissor (falo mais dele quando estiver construído e funcionando).

Apesar de achar a comida gostosa, já passei mal depois de quase uma semana só no feijão com arroz do RU. Na sexta-feira daquela semana preferi comer pão com ovo frito do que dar as caras no infâme bistrô.

E ainda assim, mesmo depois desta traumática experiência, continuo comendo lá. Hoje fui até o Campus Centro almoçar, pois o restaurante de lá é o único funcionando nessa época do ano. Nunca tinha almoçado lá. Quanta diferença dentro de uma mesma universidade. A comida não era muito diferente da do Saúde, mas as bandejas... bem, como bem definiu meu colega Daniel "aquilo não são bandejas, são pedaços de metal que foram para guerra, foram pisoteados, amassados, e quando não serviam pra mais nada, mandaram para o RU pra servir de bandeja". De fato, o nível de tortura das bandejas era muito maior do que eu estava acostumado (ou esperando). Além disso, o RU do Centro tem uma aparência de "refeitório de presídio", enquanto o do Saúde é chamado de "McRu". Bem, acho que devo ir me acostumando com isto, pois esta semana inteira não tenho outro lugar para almoçar (e jantar) a não ser o meu querido RU. De certa forma, almoçar por 1,30 não tem preço.

Goodbye, Heath Ledger

Heath Ledger é encontrado morto

O ator de 28 anos foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York o dia 22 de janeiro. Seu último filme, The Dark Knight, segundo filme na nova gênese do Batman, no qual ele intepretava o Coringa, está em pós produção e não será afetado, apesar do luto em que a equipe está. Seu outro filme, The Imaginarium of Doctor Parnassus, estava em produção e foi informado que a envolvimento de Ledger era parte essencial para a produção do filme. Não se sabe se a produção terá continuidade.

Ledger foi evidenciado prinpalmente para o público ao co-protagonizar o filme "10 Coisas que Eu Odeio em Você", evidência que o levou a interpretar o filho de Mel Gibson em "O Patriota". Entre diversos outros filmes de sua carreira, o que sem dúvida lhe deu notoriedade mundial foi "O Segredo do Brokeback Mountain". Filme que lhe deu fama, boa e ruim. O Reverendo Fred Phelphs, criador da comunidade "Deus Odeia Bichas" diz que Ledger está no inferno, por ter interpretado o cowboy homossexual.

Pessoalmente, acho que "Coração de Cavaleiro" é o melhor filme de Ledger antes de Brokeback Mountain, onde ele se superou no papel do cowboy-cabra-macho-que-se-provou-não-tão-macho-assim. Esses dois e 10 Coisas que Odeio em Você estão na minha lista de filmes favoritos, e há puco percebi que a presença de Ledger no elenco infuencia bastante nisso. Ele era um excelente ator, e Hollywood ficará mais vazia sem ele.


Bom... se você gosta de cinema como eu, isso é ralmente uma perda. Mas vou aproveitar a oportunidade o perguntar: entre as pessoas que lêem esse blog, quem é dos cabeças fechadas que nem se deu ao trabalho de assistir Brokeback Moutain por que tem nojinho de ver dois homens se beijando?