quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Triste realidade

Dei uma passada hoje na Biblioteca da Psicologia para acompanhar um amigo, e aproveitei e dei uma pesquisada no catálogo geral de bibliotecas da UFRGS. Fui jogando uns nomes de autores ao acaso na barra de pesquisar e via o que aparecia. Obviamente, procurei por autores que me interessavam primeiro. Não é exatamente produtivo listar todos os nomes que pesquisei, mas acho dei preferência aos que tenho certeza que verei muito pouco na faculdade. Para meu espanto, a grande maioria dos livros de Psicologia não se encontram na biblioteca da Psicologia como seria de se esperar, mas na Faculdade de Educação (Faced), e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Em todas as pesquisas que fiz essas duas unidades apareciam com pelo menos quatro vezes mais frequentemente do que a Psicologia. Nossa biblioteca é mais limitada do que imaginava. E é por isso que é difícil ser esforçado: se eu quiser ler livros realmente bons de Psicologia, eu preciso ir até o Campus do Centro ou o Vale, onde não fica a minha faculdade.

Sem comentários: